LOUIS PASTEUR
Louis Pasteur 1822 /1895.
“Louis Pasteur nasceu em Dole no dia 27 de Dezembro de 1822. Seu pai foi sargento da armada napoleónica.
Pasteur não foi um aluno especialmente aplicado ou brilhante na escola e nem mesmo na universidade. Quando bem jovem tinha gosto pela pintura e fez diversos retratos de sua família.
Aos 19 anos abandonou a pintura para se dedicar à carreira científica, o que perdurou para toda a sua vida. Em 1847 completou seus estudos de doutorados na escola de física e química em Paris.
Descobriu em 1848 o dimorfismo do ácido tartárico, ao observar no microscópio que o ácido racêmico apresentava dois tipos de cristais, com simetria especular.
Foi portanto o descobridor das formas dextrógiras e levógiras, comprovando que desviavam o plano de polarização da luz no mesmo ângulo porém em sentido contrário. Esta descoberta valeu ao jovem químico, com apenas 26 anos de idade, a concessão da "Légion d'Honneur" Francesa.” In -wikipedia
É um dos mais conceituados químicos francês, Pasteur foi a primeira pessoa a demonstrar que os micróbios causam fermentação e doenças. Segundo Pasteur era necessário estudar e identificar cada micróbio responsável por cada doença infecciosa, porque só assim poderia se desenvolver técnicas para combater esses agentes.
Este químico desenvolveu o processo de eliminação de germes através do calor (pasteurização) e popularizou a esterilização do equipamento médico, e estabeleceu noções básicas de esterilização e assepsia como prevenção de contaminações nas cirurgias e obsestreticia, estas técnicas salvou muitas vidas.
Pesquisou sobre doenças que atacavam os vinhos que provocavam bastantes prejuízos aos fabricantes.
Ele sugeriu que para combater os microrganismos deveria ser aquecido a 55ºcpor alguns minutos para destruir estes microrganismos, também foi aplicado à cerveja e ao leite denominada pasteurização.
Descobriu três bactérias entre (18877/87), responsáveis por doenças nos homens os estafilococos, estreptococos e os pneumococos.
Pasteur descobriu que formas fracas micróbios poderiam funcionar como imunizante contra a doença.
Pasteur descobriu as vacinas contra a raiva e contra o antraz.
Em 1888, fundou o instituto Pasteur, em Paris, para o tratamento de doenças contagiosas, aí, trabalhou até à morte.
Tinha um lema de que não se pode provar na teoria sem o provar com a prática.
“Não prossiga em seus trabalhos se você não pode prova-los com a experimentação”
IN -----LOUIS PASTEUR
Com a descoberta da pasteurização começou se a combater a contaminação dos germes, ajudando no controle das doenças.
Facilitando para a ciência a perceber alguns tipos de contaminação e ajudando a população a perceber como era importante caminhar para uma higiene mais cuidada nas populações mais pobres.
A vacinação nas doenças contagiosas para melhor controlo das epidemias. Facilitou a comercialização da maioria dos produtos, hoje conhecidos.
Sim senhor, belo trabalho
ResponderEliminar